domingo, 23 de março de 2008

Feliz Páscoa

Hoje é dia de comer ovo. Eu já comi o meu, cozinhado e em cima do miojo.
Hoje é mais um feriado sagrado em que quase ninguém trabalha e que todos fingem que gostam um dos outros quando dizem "Feliz páscoa", embora, por dentro, querem que o outro tropece e morra.
Mais uma das distorções da realidade, mais uma referência mitológica discaradamente copiada pelo cristianismo e aproveitada pelos magnatas do comércio.


Segundo os cristãos, hoje foi o dia em que Cristo renasceu. Me surpreendo com o número de pessoas que acreditam mesmo nessa bobagem toda. Não passa de uma grande misturada de várias crenças de antigas civilizações, assim como é o cristianismo todo.
Hoje, é o domingo de páscoa, determinado pelo calendário lunar como o primeiro domingo após a lua cheia, após o Equinócio de Primavera. Não passa de um ritual pagão que enxerga o equinócio como representação da luz no mundo, o nascimento da primavera, uma vez que no equinócio de primavera, os dias são mais claros; os passáros cantam mais e as vegetações são mais brilhantes que nos períodos de inverno, embora isso seja menos perceptível no hemisfério sul... Com toda essa luz, nada melhor para se comemorar do que o ato de "dar a luz", a fertilidade. E é esse o motivo de tanta festa: a fertilidade. Antigas civilizações simbolizavam a fertilidade com o ovo. Os adeptos à Deusa da Fertilidade, pintavam ovos cozidos e acendiam fogueiras ao nascer do sol. As wiccanianas se deliciavam com toda essa putaria de fertilidade e deviam trepar pra cacete nas homenagens à Deusa das Plantas e ao Senhor das Matas.
Nem preciso dizer da onde vem o maldito coelho, um dos maiores símbolos da fertilização. A lebre é um ícone antigo, símbolo da ressureição e renascimento para várias deusas lunares. O bichinho já foi sagrado tanto nas mitologias orientais quanto ocidentais.

Como a maioria dos antigos festivais pagãos, o equinócio de primavera foi cristianizado pelos safados da Igreja Cristã como a ressureição de Jesus Cristinho. Hoje, a massa estúpida comemora o renascimento de um cara que sequer existiu. Sim, as pessoas não pensam. Eu, sinceramente, acho que algumas pessoas NÃO raciocinam, por mais que isso pareça óbvio...

Mas hoje é dia de festa! Não demos atenção a esses detalhes! Vamos comemorar toda a... sei lá, páscoa! O importante é comemorar :D



----------------
Now playing: Leave's Eyes - Ankomst

Um comentário:

Lika disse...

auehaueah
-toda a atenção voltada pra imagem do post..
uaehauehu
oh my god~
pior q td mundo finge q se ama nessa época do ano... impressionante mesmo
xD
viciada em outra música antigona q você coloca no seu blog, tsc
aeuahe eee, laiá
;*