sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Thor, the server

Música do dia: Manowar - Thor


LevelUp! Games, a empresa de games mais sem-vergonha que conheço, começou no Brasil com Ragnarök Online, e se voltava completamente para seu único jogo licensiado aqui. Muitos meses se passaram de Ragnarok gratuito até que eles resolveram cobrar pelo game, o que obrigou os antigos viciados a pagarem pelo game e os viciados pobres a montarem ou jogarem nos famosos 'servers privates', nome bonito para os servidores piratões, maioria feito por makers, comandados por adolescentes geeks ou semi-geeks que sequer sabiam limpar o bumbum. Paguei o bRO (Brasil Ragnarok Online, nome oficial do Ragnarok distribuido pela LevelUp!) por muito tempo, mas, então, migrei para privates, como a maioria. Num server onde os que fariam o papel de game designer, são meros babacas, é de se esperar um desequiíibrio. Acontece que em alguns servers, tal equilíbrio era bom e as facilidades apresentadas, nos faziam gostar mais deles do que do oficial.

A LevelUp! daqui ficou rica e hoje é dona da distribuição lícita de treze games
importantes no Brasil. Com seu império em ameaça, visto que sobrara poucos pagantes do seu primogênito, resolveu usar o golpe de marketing mais "pesca-brasileiro" que conheço: o golpe do 'grátis'.Pois brasileiro tem uma queda pela palavra "grátis" e suas derivações. Compram um carro porque ele vem com um chaveiro de prata grátis; assinam uma revista porque os seis primeiros meses são gratuitos, e assim vai. Muitas vezes esquecem de analisar o próprio produto e ficam iludidos com a falsa vantagem.

Thor, o novo servidor gratuito deRagnarok, é um servidor enganador. Tiraram
itens importantes para sobrevivência básica de qualquer jogador iniciante, tiraram algumas skills e cartas, mudaram monstros de mapa, ignoram o suporte do servidor gratuito, deixam o jogador ao relento com um database que só serve de guia para jogadores pagantes e ainda maqueiam suas desvantagens com desculpas como "modificado para se ajustar ao servidor" e nos lembrando hipnóticamente a todo instante que o rate de experiência é mais elevado que o Odin, servidor pago, como se isso também não fosse um dos motivos que tiram a graça do game. E tudo isso para quê? Para os usuários comprarem ROPs, o equivalente ao 'cash' do jogo. 5000 ROPs por R$ 9,90. E com ROPs, lá se vai toda a honra do game. Não existem mais quests de equipamentos, pois todos os equipamentos famosos que deixavam um jogador de moral alta por ter conseguido ou mesmo comprado por alguns milhões, estão a venda por dinheiro comum, pela troca de cédulas reais por pontos. Além disso, não existe mais aquela emoção ao 'dropar' carta famosa de um monstro, nada daquela emoção pela sorte de cair um item que tem 0,01% de chance de aparecer. Agora você compra qualquer carta por ROPs, e por poucos ROPs. E o equilíbrio do bRO está se igualando ao daqueles servers de rate elevado onde você matava um Poring e passava 27 níveis. A diferença é que só fica 'fodão' aquele que paga mais, não aquele que se esforça mais, aquele que jogou mais e fez a melhor build. Substituiram itens importantes comprados por zeny ( dinheiro do game), por itens criados pela própria empresa e que valem dinheiro real, muito parecido com aqueles status VIP que se conseguia em servers privates por ter feito uma "donation" em dinheiro aos Game Masters. E a fantasia medieval roleplaying se perde no meio de um mundo comercial onde vence quem tem mais dinheiro. Um MMORPG baseado em mitologia nórdica que funciona com o sistema capitalista do mundo atual. Acabou a fantasia! Até nos games, quem manda é a nota, o dinheiro, verdinhas.
Puta palhaçada! Não é porque a idade média de jogadores de Ragnarok seja 14 anos, que significa que não existam 'hardcores' como eu, que ainda jogam pelo espírito do jogo e da fantasia medieval.
LevelUp!, aprenda com as grandes que o mundo de games não funciona assim. Sua honra está manchada.

2 comentários:

Cami Pereira disse...

isso mesmo, isso mesmo.
bRO no começo que era emocionante e gratificante jogar pq você conseguia tudo com o seu esforço *-*
podia ter menos coisa mas você sabia que quando você conseguia algo você podia se orgulhar pq somente os que se esforçavam conseguiam tambem.
amava a levelup, ._.

Anônimo disse...

caramba, quando vc disse que tava jogando no thor, tinha me animado pra entrar no bRO
agora nem quero mais XD
AuHAUHAuhahuAHUaH
private rula msm.