quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Resultado da Maratona Enem

Música do dia: Epica - Mother of Light (A New Age Dawns Part 2)

Depois de muito tempo sem escrever, volto para falar dos resultados da Maratona Enem.
Hoje em dia, devemos desconfiar de tudo ao nosso redor, ou pelo menos não confiar em tudo o que nos passam. Um grande erro comum é acreditar indubitavelmente em tudo que venha da mídia, seja ela a televisão, o jornal, a propaganda, etc.
Logo de cara, já atentei a farsa do título e propaganda da Maratona Enem. Afinal, por que "Enem"? Bem, a prova é aplicada alguns dias antes do Enem, tem sua estrutura baseada nesta prova e serve como um teste para a mesma. Mas esperem, o Exame Nacional do Ensino Médio nada mais é que um teste para o vestibular, logo, Maratona Enem é um teste para o teste. O objetivo disso é claro, promover o Sistem Anglo. Sabemos que Enem é um nome forte para estudantes e pais de estudantes brasileiros, fato que explica tudo. Maratona Enem: uma tentativa de fisgar a atenção dos pais para a qualidade do Sistema Anglo.
Além disso, outro fato me incomoda. Este é um acontecimento nacional realizado em colégios que utilizam o material Anglo. Por que o Colégio Londrinense não participou, se o mesmo também utiliza o sistema? O Colégio Universitário é um colégio que coleciona histórias suspeitas, mas não devemos levar em conta antes de termos provas concretas. Ok, então analisemos a situação.
Colégios particulares não deixam de ser empresas que estão vulneráveis ao mercado, precisam de propaganda, manter qualidade e a cada dia estar inovando para não perder clientes. Suponho que o Universitário andou perdendo um número significativo de alunos recentemente, eu mesmo conheço algumas pessoas que saíram de lá por estarem de "saco cheio". Não seria a Maratona Enem, uma jogada dos colégios que utilizam Sistema Anglo que, ultimamente, tenham tido perdas de alunos? É uma forte hipótese, tendo em conta toda propaganda que está relacionada ao teste e ao fato de que o Donizete, coordenador do ensino médio do Londrinense, ter dito alguns dias depois da divulgação da prova, que não estava sabendo do acontecimento.

Alguns dias após a prova, uma carta foi enviada a todos os participantes informando-nos sobre uma reunião no colégio em que realizamos a prova com o intuito de saber nosso desempenho. Fui à reunião e fiquei pouco tempo, bastava pegar uma pasta com uma senha pro seu nome, esta que seria chave para "logar" no site e visualizar o relatório individual de desempenho no provão. Chegando ao universitário, me deparei com poucas pessoas e um coffee-break maravilhoso, motivo pelo qual me fez ficar mais tempo do que previ. Assisti um tanto da reunião mas, francamente, aquilo foi tedioso. Uma reunião para mostrar quão corajosos fomos nós, participantes, ao levantarmos cedo para realizar uma prova e para mostrar como o Colégio Universitário é a melhor opção de ensino em Londrina. Chatice.

Não levando em conta meu vergonhoso resultado de 75,09% no rank (porque isso é minha culpa), voltemos ao relatório individual.




Eu realmente fui mal, mas acho que devo desconfiar da honestidade desses resultados. Percebam que C2 foi a competência onde meu desempenho foi pior. Logo após este gráfico, no site, tem um gráfico interativo para observar como o Sistema Anglo pode melhorar seu desempenho em cada competência. Não passa de hipnoze a favor do Anglo, trabalharam em algo tão complexo baseados em uma provinha de 40 questões e sequer publicaram o gabarito. Enfatizaram as características que só o Sistema Anglo possui, como se o fato de eu não tê-las fosse o motivo de meu fracasso. Se publicassem o gabarito, muita gente ignoraria essa massa de informação irrelevante e corrigiria sua própria prova.
Eles tinham o controle de informação das pessoas, sabiam que não faço parte do Sistema Anglo, informação suficiente para dar uma "alterada" em meu relatório individual e em todos aqueles fora do Sistema, não acham?!

6 comentários:

Unknown disse...

- Golpe de markting(?) o=
Realmente foi muito suspeito o fato de não terem passado o gabarito! hfioihdgihdogihidhgoihdoigh

o marista também usa anglo 8D

beijo lokão ;@@

Anônimo disse...

auihehiauheuiah suspeito o fato de não publicar o gabarito ...
mas , em relação à não participação do londrinense na prova, é outro assunto, decisao à parte da direção de la...
minha vo trabalha la e me disse o motivo deles não terem participado, e esse coordenador que disse ai provavelmente esta mentindo,pq minha vo comentou que estavam todos la comentando da prova...
mas o gabarito eu concordo que seja beeem suspeito , assim como tambpem concordo que foi puro golpe de marketing esse provao, mas agente ta tendo a chance de ganhar uma bolsa, ta bom demais xD auehuaheuiaheuiaheuia
te amo lokão que daqui a 3 minutos vai ter 18 anoss ;D
aueaehuaehuiah
VELHO
:*

Anônimo disse...

Cara tu deu uma viajada nesses comentários ein O.o

Anônimo disse...

mano que tu tem razão, mas acho que esse negócio de não entregar o gabarito foi muito "precipitado" da tua parte... acho que não tem nada a ver...

Falow brother...

Unknown disse...

ksapoksak

Ooooiiê.

:)

eu achei por acaso seu blog,
e como tocou uma musica
bonitinha e relaxante,
me extimulei a ler seu blog.
shaushuah

e pior (ou melhor..)
é interessante!.

eu também participei da maratona enem...
estudo no colégio Sul Paulista, onde não teve maratona enem.
¬¬'
então realizei a prova em outra cidade,
e minha colocação no rank foi 99,28%...
afinal das contas, eu acho q eles num roubaram tanto assim.
:D

ou, se roubaram, roubaram
con stiiiilo 8)

shauhsa

Anônimo disse...

Sou de escola pública e fiquei com o ranking correto. Nenhuma robalheira, acertei mais da média em todas as competências. Se vc acha que foi bem, peça outras opiniões a respeito das suas respostas, pq na verdade isso é se achar demais! Eles nao divulgam o gabarito, talvez pra poder usar as questoes da prova em outros simulados, sei lá!