sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Junior Achievement

Música do dia: Iron Maiden - Fear of the Dark


Junior Achievement. Uma organização de educação prática em economia e negócios que tem crescimento impressionante por todo o mundo.


Trata-se de um programa educacional voltado a alunos do ensino médio onde o objetivo é a simulação de uma mini-empresa na prática. Ações, capital, divisões setoriais, responsabilidades, produção, venda. Tudo isso faz parte do programa.
Funciona da seguinte maneira: voluntários experientes em assuntos empresariais se disponibilizam a ensinar e ajudar os alunos selecionados de determinado colégio a montarem e dirigirem uma mini-empresa S.A. de verdade. O nome "Junior Achievement" já é um nome de peso pois está há muito tempo trabalhando nisso e com resultados marcantes, portanto, ter em seu currículo algo como "voluntário da Junior Achievement" é um marco significativo, logo, os voluntários não são tão voluntários assim, não ao pé da letra, há sempre um interesse por detrás das coisas, mas isso não tem absolutamente nada em comum com o tópico de hoje, foi apenas uma observação.

Desde já, deixo claro que minha opinião sobre esta idéia é altamente positiva e tiro o chapéu para a atitude e empreendedorismo da organização internacional Junior Achievement. Mas já dizia alguém que não sei quem: "nem tudo são flores".
Conheço pouco das pessoas, e o pouco que eu conheço pode ser uma visão apenas das pessoas do Brasil, uma vez que não tenho contato direto com muitas outras pessoas fora daqui. Entendo que a personalidade de uma pessoa é formada por vários aspectos: família, tradição local, religião, pessoas com quem convive e os devidos aspectos das pessoas com quem convive. É tudo muito complexo e não é bom generalizar demais as pessoas.
Mas não posso deixar de citar algo que é claro em muita gente. Uma das coisas que me parece natural do ser humano é a necessidade de ser superior. Eu diria que algumas pessoas menos e outras mais, algumas fazem de tudo para chamar a atenção alheia enquanto outros têm em mente que são superiores de qualquer maneira. Já dizia Einstein que o ser humano só é sábio quando percebe o quanto sabe pouco. Exato.

E o que tem em comum este fato com o trabalho da Junior Achievement? Falando do trabalho empregado pela Junior em meu colégio, há muita relação.
Hoje, nós os participantes da Junior, perdemos nosso tempo de intervalo para ouvir um conselho-bronca da diretora do nosso colégio. Não acho que ela esteja tão a par da situação assim, mas ela não deixa de ter razão na bronca em vários aspectos.
Realmente, muita gente não se dedica e de certo modo prejudica a mini-empresa já formada, porém não é a única resistência ao sucesso da mesma. Sabemos que dentro de uma empresa, há cargos altos e cargos baixos, eis a GRANDE DIFERENÇA entra uma empresa de verdade e uma mini-empresa formada pela Junior Achievement.
Isso é realmente crucial. Os cargos dentro de uma empresa, seja ela grande ou pequena, são definidos de acordo com a capacidade comprovada do trabalhador, logo, cargos altos para pessoas capazes e baixo para as menos capazes, essa é verdade. Acontece que não é assim que funciona na mini-empresa da Junior. Os cargos de RH, diretoria e todos os outros são decididos aleatóriamente, ou seja, não precisa saber como ser um diretor para ser diretor de uma mini-empresa da Junior, logo, há um grande percentual de ser um desastre. É o caso da Anyway, mini-empresa do colégio SESI. Após tomarem seus altos cargos ganhos não por competência, mas sim por sorte, uma parte dos "líderes" da mini-empresa simplesmente enlouqueceu. A velha história do "sucesso subir à cabeça". Claro que não ao pé da letra pois um cargo alto dentro de uma mini-empresa da Junior, não significa ter potencial, ser competente nem nada disso, é apenas como ser médico no Jogo da Vida, não há do que se sentir orgulhoso, muito menos superior.
Volto a parcela de "líderes enlouquecidos" que mesmo sabendo de tudo dito acima, persistem em manter a "pose". Tais líderes-meia-boca estão achando que aquilo virou algo onde eles podem comandar as atitudes de todos até mesmo fora do parâmetro empresarial. Está virando uma loucura e os "filhinhos-de-papai" que nunca trabalharam na vida estão no auge do seu ego que, aparentemente, foi mimado pela vida toda. Sabem qual é minha definição para "pessoa mimada"? É aquela que tem tudo que quer dos pais quando é criança e está dentro de casa, assim quando cresce, acha que o mundo afora é sua casa e as pessoas à sua volta são como seus pais que lhe obedecerão em tudo e farão sempre o que quiser.
Ok, essas pessoas nunca trabalharam, não sabem nem um pitaco de como é agüentar a tensão de uma carga horária, de como funciona uma empresa e muito menos uma liderança de empresa. Afinal, o que essas pessoas fazem em "cargos altos"? Simples, enchendo seus próprios egos! Mas eu não sou um dos contribuintes para o"infla-ego" dessas pessoas e a minha atitude só não é radical nessas horas porque cansei de discutir e cansei de tentar melhorar as pessoas, meu objetivo atual para as pessoas que agem errado é somente um: que elas se fodam. Claro, eu aprendi a ser alguém melhor após ter levado muita pancada, portanto, foda-se o ego de todos os pseudo-líderes daquilo e que aprendam um dia que não irão conseguir seus objetivos apenas se expressando no imperativo.

Um extra.
No começo, haviam ações para os voluntários venderem para acionistas quaisquer.
No final, será lembrada a pessoa que vendeu mais ações.
Havia um número certo de ações.
Você que lê, concorda que uma pessoa que esconde parte das ações para poder vender mais que os outros, é alguém que tem alguma noção de moral?
Nem moral, muito menos ética.
Você acha que alguém assim terá sucesso na vida? Bem, não dá pra saber, mas é claro como luz que o fato de que se essa pessoa continuar com essa imundice, com certeza irá se arrepender. E volta ao que disse, as pessoas têm mais é que se fuderem. Faz parte do processo de aprendizagem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nossa em loki vc me comoveu com esse seu texto dando sua opinião parabéns vc já pode virar comentarista de jornal na TV
hehehehe to zuandu
Falow

Anônimo disse...

Acho que você escreve pa caramba, sempre leio!
Mais apesar de tudo, acho que você foi um pouco "severo" demais...
Mais nem por isso vo deixar de ser seu amigo e ler seus posts!!
xD

"vc escreve bem demais...sem mancada!!"

faloww...e se cuida!

Anônimo disse...

Veio, dps dessa eu tiro meu chápeu ra vc meu...
Pra mim, a partir de hoje vc é um escritor de verdade...
Parabéns cara, arrebento nesse post!!!
So teu fã
hasuahushasahusa
t+

Anônimo disse...

Esse cara escreve mto oO

deh ;3 disse...

"faz parte do processo de aprendizagem" uahuahauh
aah *-*' que lindo, todo mundo pagando pau pro coiso do loki, haha. D:
também gostei da parte que vc compara com o medico do jogo da vida 8D *foi a primeira coisa que eu li*

foi bom te ver hoje, loki 8)" fazia tempo que não te via x3 mas vcs ficaram só conversando e eu fiquei provando... >8)
bom, to indo ^^ tchau tchau \o

tammy :3 disse...

huhu *o*
corajoso esse meu marido >XD
aeiaueheuiahe
quero ver a cara dessas pessoas que vc se referiu lendo isso xD
auiehauiehauieaeha
eee loki, eu NÃO SOU ENIGMATICA
nunca ò_o
aeauieah
te amo marido :*

Lika ;D disse...

"não significa ter potencial, ser competente nem nada disso, é apenas como ser médico no Jogo da Vida, não há do que se sentir orgulhoso, muito menos superior."

Wuhuhuhuh 8D
Não mesmo u_u (foi jornalista com a kekel)
uaheuaheuah
Isso me lembra moderadores toskinhos de orkut, q aliás tem hábito de te perseguirem tbm, né xD
As pessoas curtem ouvir oq elas qrem, e é assim q funfa, mano ò_o
auehauehuaheuahe
Mas é issae ò_o, nada d falar pra agradar u_u
Ih, Löki with fans ;D
Importantérrimo vc ;X
UAHEUHAUEHUAHUAE
escreve bem pra caramba (Y)
E eu curto um monte fika gastando as minhas horinhas lendo (tah, eu não levo horas pra ler um post só... aaaaH @_@, vc entendeu xD)
uaheuahuehaueh
Coment enoooorme, fico aki, xD
Bakazão do meu coração
vc é legal (Y)
gosto de ti
;]
beijo!

Natália disse...

Como assim "esconderam" ações pra ficar com mais pra poder vender? o-o
meldéls! hdgldghldghhkghlkhdlghlkdg
desespero TOTAL pra ser o funcionário do mês o=
hdglghkldgkhlkhgdkhlkdglkhlkdg

beiijo Loki ;@