sábado, 25 de abril de 2009

Proibido fumar

Muito tem-se dito a respeito da nova lei antifumo. Com 69 votos favoráveis e 18 contrários, a lei já foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e só está esperando a sanção do governador José Serra, o qual sabemos que não irá vetar já que é conhecido de outros carnavais por campanhas anti-fumo e é responsável pela proibição da propaganda de cigarro em meios de comunicação e pelas figurinhas que alegram as traseiras dos maços.


Pra quem está mais por fora do que quarto de empregada, precisa saber de alguns fatos importantes. O primeiro deles é que essa é uma lei estadual, portanto, se limita ao estado de São Paulo, entretanto, é simples imaginar que se os resultados da lei forem positivos, não tardará para que se torne lei federal. Tendo isso em mente, sendo você fumante ou não, é necessário que se atualize.

A LEI 577/2008:

"Fica proibido no território do Estado de São Paulo, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não de tabaco."


O QUE SIGNIFICA?

Não será permitido o fumo de nada que saia fumaça (cigarro, narguilé, baseado) em lugares fechados ou parcialmente fechados, ou seja, nada de cigarrinho em bares, restaurantes, praças de alimentação ou em nada que tenha uma parede ou um teto para barrar a fumaça. Os lugares reservados a fumantes dentro de shoppings e estabelecimentos em geral serão extintos. Pra você não-fumante, chega de voltar da boate com o cabelo e a roupa fedendo a cigarro.


ONDE VOU FUMAR AGORA, PORRA?

O fumante ficou com duas opções fáceis, ou fuma no meio da rua (longe de toldos e coberturas), ou dentro de casa. Achou pouco?! Pela lei, poderá fumar dentro de cultos religiosos onde o fumo faça parte do ritual. Não duvido nada que logo aparecerão seitas em adoração ao tabaco como desculpa de um lugar a mais para fumar.


VOU FUMAR MESMO ASSIM, E DAÍ?!

O responsável pela fiscalização é o dono do establecimento onde você insistir em fumar. Se estiver num bar, o dono é que tem que tirar o cigarro da sua boca e, caso você desobedeça, ele poderá te retirar do local com a ajuda dos seguranças ou da polícia. Mesmo se você fumar na calçada, caso esteja debaixo do toldo da padaria, o português da padoca é que poderá ser multado. Você fumante pode pensar em desrespeitar a lei já que não será multado particularmente mas se eu fosse multado por você fumar em meu estabelecimento, não pensaria duas vezes para te acertar na esquina mais próxima (ainda mais que a multa varia de R$ 200,00 a 3 milhões), portanto, pense nisso.

Se o fumante for morador de prédio, não poderá fumar nas dependências do mesmo, a não ser que seja seu próprio apartamento (tomando cuidado para que a fumaça não escape para o corredor). Se desobedecer nesse caso, a multa poderá vir para o indivíduo, uma vez que os síndicos de condomínios de São Paulo já estão providenciando as medidas para que a multa seja repassada ao morador.



Esse a quem vos fala está na expectativa da extensão da lei para todo o território nacional. A maioria dos fumantes, no cume do egoísmo, sentem-se (ou dizem se sentirem) desrespeitados e clamam por liberdade, contudo, a sua liberdade só é justificada caso não atrapalhe outro indivíduo. Se o fumo fizesse mal somente ao fumante, seria mesmo um atentado à liberdade do cidadão, mas e quanto aos não-fumantes?! Há quem preze a própria saúde e esses não deveriam ser prejudicados pelas opções alheias, ainda mais tendo ciência de que a fumaça aspirada pelo passivo é muito mais nociva do que a tragada pelo ativo. O viciado em nicotina já não pensa mais tão racionalmente e vai viver resmungando que é um absurdo que ele não possa mais danificar o seu próprio pulmão e matar aos poucos todos os que o rodeiam, parece que é difícil para alguns entenderem. Desde que o homem decidiu que a vida em sociedade é mais vantajosa, gozamos das vantagens e direitos que temos por vivermos assim, mas a lei de equivalência diz que para tudo há um preço e se o cidadão quer usufruir dos bens da vida em sociedade, deve aprender a respeitar os outros como gostaria de ser respeitado. Se o preço estiver caro demais, abandone a sociedade e more numa floresta sobrevivendo de caça e pesca, abrigando-se numa oca ou caverna. As pessoas são diferentes e o mundo não é perfeito (e eu preciso repetir isso toda vez).


Nada como uma comparação para que as pessoas se vejam nos papéis das outras. Aí vai:

Se o fumo é seu prazer e a fumaça é o fruto de seu prazer. Então, a cerveja é meu prazer e minha urina é fruto do meu prazer. Ficaria contente se eu urinasse em você?!

10 comentários:

Nary disse...

então mija na galera 8D

rafael krawulski disse...

tudo por um ar mais puro. e pior que estão jogando rios de pedra no serra. e, na intimidade, provavelmente o presidente e seu vice também estão (ambos fumantes). aliás, este último quase morreu por ter aquela dúzia de tumores na barriga e tal.

- lelaa Iwata* disse...

Vou seguir essajoça ake... Até que é legal (y). ♥

Midori disse...

Eeeeeeeeeeeeeeeee

Tomara que vire lei federal! Pois é um saco você ir num restaurante e ter que lavar o cabelo porque o lugar cheira a cigarro! Ou sua irmã que tem alergia você tem que ir embora cedo de um lugar porque tem panacas fumando!

José Serra para ministro da Saúde de novo hauhauhauhauha

Hapi disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

File disse...

Download Forum Poster V3 3.0 at FileAfro.com

http://www.fileafro.com/view_forum-poster-v3-30.html

Keyword disse...

hello... you may submit this blog to my webBlog Directory, keyworddir.info.. have a nice day!

Keyword Directory

natasha disse...

Watch Natsha Naked!

indavao disse...

hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com

indavao disse...

hi... just dropping by!
http://www.fileafro.com
http://mobileandetc.blogspot.com
http://kantahanan.blogspot.com