segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Tuomas x Tarja

Música do dia: Weird Al Yankovic - White & Nerdy

Desde a saída da ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen, os fãs da banda se dividiram entre os Tuometes e os Tarjetes. Tuometes aqueles que ficam inteiramente ao lado de Tuomas Holopainen (líder da banda e responsável pela expulsão da vocalista), defendendo-o quando o mesmo usa os argumentos de que Tarja faltava aos ensaios, desmarcava shows para ir ao cinema com as amigas, ignorava os fãs (carta de demissão traduzida), etc.. Tarjetes aqueles que estão inteiramente ao lado da Tarja, hipnotizados por sua voz, indiferentes ao seu comportamento com os fãs.
Nightwish é minha banda preferida há muito tempo pois é a única banda que conseguiu unir melodia e letra de uma forma inexplicável. As letras do Tuomas (com Emppu, às vezes) sempre querem passar algo: um sentimento, uma ira..algo. A banda conseguira essa transição unindo as letras à voz lírica de Tarja. Ela é a voz da banda, se não ela, a substituição só seria aceita com outra lírico/mezzo-soprano tão afinada quanto. Se a Tarja quiser dizer "amor" e cantar "merda", ela conseguirá. Portanto, ela como a representação sinfônica das letras da banda, encaixava-se perfeitamente, pois as letras precisam de uma compreensão que vá além de ler toda a letra e toda a explicação à letra dada pelo criador. A intonação da voz completa o significado das letras.
Tudo isso, é para dizer o quanto estou em dúvida sobre o que pensar. O Nightwish não é mais o mesmo. A nova vocalista não sabe passar o que as letras querem passar, e não me refiro ao novo álbum (que está bem encaixado à nova voz), mas sim às músicas antigas, que perderam toda sua poesia com a Anette. Nem sei se as novas músicas querem passar algo pois só consegui entender o significado de "Bye Bye Beautiful" e "Eva" que são óbvias espetadas na pobre Tarja.
Desde o início, o metal não era a área preferida de Tarja Turunen e ela sonhava a carreira dentro do canto clássico, fato realizado em "Henkäys Ikuisuudesta", seu primeiro CD solo. Aparentemente, então, Tarja estaria feliz com sua carreira sonhada e estava usando o nome que ganhou durante todo esse tempo no Nightwish, para alcançar gordas vendas pra seu trabalho. Porém, recentemente foi divulgada a faixa "I Walk Alone", de seu próximo CD. Fugindo do que parecia ser seu estilo, ainda conta com a letra espetante ao Tuomas. Ironias como "Put all your angels on the edge", "I left a thorn under your bed" e diretas como "Go tell the world I'm still around", compõe a letra que está tão pobre ou ainda mais pobre do que nas espetadas de Tuomas. "Bye Bye Beautiful" tem um refrão inteiramente pontudo e só não é completamente tedioso porque o Marco dá um jeito no vocal, mas observo que não entendi a última frase onde diz "You chose the long road, but we'll be waiting". Como assim, "estaremos esperando"? Será a entrada de Anette um golpe de marketing para promover o sucesso da banda num futuro "retorno da Tarja"? Mesmo sendo minha banda preferida, devo desconfiar desses truques muito usados. Não faz sentido o Tuomas estragar todos as músicas de todos os albuns antigos por sua obsessão pelo significado de "End of an Era". Não é possível que ele queira mudar tanto a banda, mas para pior (a ponto de criar um clipe inteiramente pop). Será que ele quis contratar algo longe do lírico ou mezzo-soprano apenas para marcar a nova era da banda ou tudo não passa de um golpe comum? Eu espero que seja um golpe ou, caso contrário, que os dois façam as pazes ou o Tuomas perca muito dinheiro e contrate alguém como a Simone Simons ou Sabine Edelsbacher (apesar de sua voz ser monótona). Nightwish está perdendo sua personalidade, fato que é raro e que, dentro desse tipo de banda, só enxergo grande neles, em Edenbridge e em Epica. Dessa maneira, Nightwish se tornará uma banda com memória, mas com nível de personalidade à Lacuna Coil e Within Temptation.
Resta-me esperar.


EXTRA DO DIA:

Recentemente, encontrei em um blog de uma conhecida, uma releitura de um poema famoso, sem créditos, sem fonte. Tratava-se de uma reescrita da crônica de "O Amor Acaba" de Paulo Mendes Campos, feita pelo colunista da revista Capricho. Texto esse que saiu em sua coluna na edição de setembro desta deplorável revista feminina. Ao ver o texto, óbviamente percebi que fugia imensamente do gênero textual da autora do blog. Investiguei e não demorei dez minutos para ter todas as informações que dei acima.
Como bom pacificador, ia ignorar o fato de que é crime publicar qualquer obra com omissão de fontes, seja ela numa revista ou num mero blog de adolescente revoltada. Pois bem, ao ler os comentários elogiando-a pelo seu suposto jeito íngreme de escrita, indignei-me e comentei com uma leve ironia, apresentando os fatos e fontes de maneira polida e educada. Hoje, vi que apagou meu comentário, deixando o seguinte:

"pro loki disse...

não quero que você comente no meu blog, aliás, não é que não queira, não faço questão.
Você se tornou insignificante na minha vida, gostaria que se afastasse.

Grata =)"

Pois bem. Ou ela não sabe o significado de "insignificante", ou me julga burro o suficiente para não entender. "Insignificante" é a pessoa que nada significa (óbvio..ou nem tanto). Se eu nada significo, por que mereci um comentário excluído e uma dedicatória à ação? Se quer que eu me afaste, sou, no mínimo irritante, não insignificante. Para ela, posso significar um amontoado de cocô de cachorro, mas significo algo. Ela deve saber que indiferença é pior que ódio, mas é fato que se torna irrelevante, uma vez que não me preocupo com minha imagem para com ela. Comentei apenas para cutucá-la, óbvio. Assim como fiz da vez anterior e ela significa algo veemente em minha concepção, não é nem de longe insignificante e muito menos saudável para se postar.
E fica aí a fonte: http://wannabemypenguin.blogspot.com

Sayonara!

2 comentários:

Anônimo disse...

aeiuaeh
é´por isso que eu prefiro o SP ;DD
aijeuhe
nao tem esses rolos o/
eles se amam, sao gays , sao emos, mas eles nao se odeiam ;D
HEUIAIEHAIUEH
XD
bom sem comentarios sobre o resto ;D
aheihaeh
beijo marido velhooo :*

Anônimo disse...

eu sou todo Tarjetes :D
sakpsapksapkaspksapask
porque ela é bonita ok? u_u
e eu gosto da voz dela *---*~
(apesar de conhecer apenas nemo e i wish i had an angel xD pskapaskpaskas)
ele deve voltar mesmo u_u
a nova é um lixo :s
e como a tammy disse
sem comentários sobre o resto xD