segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dezenove anos

Dezenove anos! Oh! É muita coisa! A vida me passou tão rápido. Quando eu tinha uns catorze anos, me imaginava com dezenove barbudo, fortão e com uma moto. Barbudo eu consigo ficar; fortão me falta academia e carboidratos; moto me falta muita grana.
Estou meio anestesiado. No momento, brindo sozinho meu aniversário com uma Heineken de 355ml. Estava há tanto tempo sem beber alcool que uma única garrafa já me deixou sonolento. Sinto o peso da velhice. Talvez por tanto enfiarem em nossas cabeças que quando completamos dezoito anos, temos que ser responsáveis e etc, que acabamos nos convencendo disso. Ano passado, passei por um complexo de idade. Hoje, estou com algo parecido. Me sinto bem mais cansado do que deveria, mais responsável do que deveria. Me sinto no direito de falar algo como "no meu tempo, as coisas eram diferentes...".

Nunca dei muita importância para esse negócio de 'parabéns' ou 'feliz aniversário'. Acho a parabenização um tanto quanto sem sentido, uma vez que não sou digno de mérito nenhum somente por estar mais um ano vivo. Tudo faz parte de uma tradição sem graça, poucas pessoas realmente me desejam tudo de bom e pouquíssimas se mobilizariam se não fosse o alerta do orkut.
Eu com meus pensamentos conservadores, às vezes me sinto como se estivesse sendo deixado de lado, deixado para trás. Pessoas que antes me tratavam com o carinho de um amigo, hoje me tratam com a formalidade de um desconhecido ou um tio, talvez. Recebi um SMS que me deixou, particularmente, constrangido. Tive que parar e pensar por alguns segundos. Alguém que me tratara tão intimamente há cerca de um ano, me trata agora como um velho sem importância.
Algumas pequenas atitudes indiferentes me fazem pensar o quanto a idade física importa. Parece que vou ter que passar por um ciclo de mudança social novamente. Não porque eu queira, mas porque a situação está forçando.

Convido todos à minha festa no dia 20. Mais informações, me pergunte.

3 comentários:

naná disse...

EI, não foi porque o orkut me avisou tá? ¬¬
foi porque voce enfiou na minha cabeça que seu aniversário era hoje e que dia 20 vai ter festa!
HAIOSOSAHSOAOIHAIOSHAISOAHSIOSA
Desejo que seus 19 anos sejam muito bem aproveitados antes de chegar aos 20!

bj bj

Mamãe Camila e seus pimpolhos disse...

Ao idoso de 19 anos, desejo mais 19. Aí, quando tiver a minha idade (34 anos) vai ficar pensando: Mas já? E agora?......
Um beijo enorme pra ti.
Camila

Chico disse...

Às vezes tenho a impressão que só eu dou risada dos tags seus posts. "Dezenove, heineken, idoso". AUEHOAIUEHAOEIUAHEIAEH